Como preparar uma redação pronta para qualquer tema - Não leve por trás

por Não leve por trás
17 nov 2022 às 10:38

Fonte: pexels.com

Todo estudante que tem a intenção de ingressar no ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) precisa estar preparado para escrever uma redação dissertativa-argumentativa sobre temas atuais. Essa exigência é feita tanto no ENEM quanto em vestibular e até mesmo concurso público, por exemplo. Por isso, é essencial saber como fazer uma redação.

Usar modelos de redações prontas escritas por você ou por outras pessoas é uma ótima técnica para se preparar para esse momento e no artigo de hoje vamos dar algumas dicas para você interpretar esses modelos e criar a sua própria redação base.


Estrutura de redação

Fonte: pexels.com

Se você ler qualquer redação pronta vai perceber que em todos os casos desse tipo de texto existe um padrão sendo seguido, essa é a estrutura básica de uma redação, descritiva do que é esperado dos estudantes que a escreveram.

Esse esqueleto de redação é responsável por guiar o escritor para um estilo de escrita que permite ao mesmo apresentar a sua tese em relação ao tema de forma adequada, porém é importante entender que ao aprender esse padrão você será capaz de criar textos sobre os temas mais diversos sem grandes possibilidades de erros.

A seguir vamos falar sobre os elementos estruturais de uma redação para que você fique mais preparado. Confira!

Introdução

A introdução, como o nome já sugere, é o elemento textual que aparece primeiro na redação. Seu objetivo é apresentar brevemente o tema da redação e deve estar limitada a cerca de um parágrafo e também deve manter um certo nível de imparcialidade pois não é nela que o autor deve expressar suas opiniões sobre o tema tratado no texto. 

Em uma redação de até 30 linhas, como é o padrão utilizado no ENEM, o parágrafo de introdução do texto deve estar limitado até cerca de 5 linhas. Sendo sempre importante utilizar
o rascunho para preparar essa organização dos elementos textuais que serão parte da versão final da redação entregue. 

Desenvolvimento

O desenvolvimento é o elemento da redação que irá ocupar mais espaço. É no desenvolvimento que o autor deve buscar expressar suas opiniões, argumentos e os pontos mais relevantes para defender ou negar os argumentos utilizados no texto.

Essa parte do texto de uma redação costuma ter de dois a três parágrafos, dependendo do tema e do autor, e deve ser bem planejada para que os argumentos utilizados pelo autor estejam bem desenvolvidos, coerentes e sejam de fácil compreensão para o leitor que irá avaliar o resultado do material escrito na redação. 

Conclusão

A conclusão de uma redação, em especial se for a redação do ENEM, tem o papel principal de retomar os pontos mais importantes do texto que foi produzido e oferecer uma solução para o problema apontado nos parágrafos de desenvolvimento da redação. 

Essa solução apresentada deve levar em consideração questões de direitos humanos e será especialmente valorizada se oferecer uma solução prática que dê importância para questões sociais.

Assim como a introdução, a conclusão em uma redação desse tipo costuma ter o limite de um parágrafo e, considerando uma redação de até 30 linhas, deve se manter em até cerca de 5 ou 6 linhas.

Dicas para fazer redação de qualquer tema

Agora que você sabe qual é a estrutura básica de uma redação e já conhece o tamanho ideal de cada elemento textual, fica mais fácil de desenvolver seus textos. Porém, para garantir a habilidade de escrever sobre qualquer tema, a seguir temos duas dicas que sem dúvida alguma irão garantir melhorias nos seus resultados na escrita de redação.

Estude edições anteriores

Se o seu objetivo é fazer a prova do ENEM, as edições anteriores do exame são uma boa forma de se preparar não apenas para a prova como para a redação. Apesar do tema da redação não se repetir entre uma edição e outra, saber como os temas de redação são apresentados é uma forma eficiente de se preparar para o grande dia.

Para quem tem interesse em prestar vestibular ou concurso público de alguma instituição específica, também é possível encontrar provas de edições anteriores para estudar e o resultado também gera benefícios para a realização das provas.

Pratique a escrita de redação

Se você quer se tornar bom em alguma atividade é sempre essencial que você pratique a mesma. Isso se aplica a qualquer atividade na qual você queira melhorar e não seria diferente quando se fala de escrita.

Quando se tem o objetivo de melhorar os resultados na escrita de redação, a melhor forma de garantir que você irá ter uma evolução considerável no assunto é praticando a escrita. Isso pode ser feito utilizando os temas de edições anteriores da prova que você irá fazer e se possível é sempre bom ter algum profissional capacitado para fazer uma avaliação mesmo que informal do material produzido durante os seus estudos.





Regrinhas dos comentários:
  • Para comentar, primeiro você precisa criar uma conta no Disqus.
  • Não admitimos racismo, homofobia ou qualquer tipo de discurso de ódio.
  • Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, e não refletem a opinião dos criador do site.
Sobre a mudança no sistema de comentários: Saber mais

Entre na sua conta